Na virada do século, percebemo-nos “cidadãos do mundo” – não no antigo sentido, de pessoas viajadas, mas sim das que compartilham um mesmo cotidiano. Marlboro, Disney, fast-food, lojas, chocolates, computadores invadem nossa vida, nos constrangem ou nos libertam, fazem parte da mobília do dia-a-dia. Esta é uma reflexão sobre a mundialização da cultura e a inevitável reorientação das sociedades atuais.
Renato Ortiz nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, em 1947. Estudou na Escola Politécnica (USP) entre 1966 e 1969. Formou-se em Sociologia pela Universidade de Paris VIII e doutorou-se em Sociologia e Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).
Foi professor da Universidade de Louvain (1974-1975), da UFMG (1977-1984) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP (1985-1988). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Sociologia da Unicamp. Foi pesquisador do Latin American Institute da Universidade de Columbia, do Kellog Institute de Notre Dame, professor visitante da Escuela de Antropologia, no México, e Titular da Cátedra Simon bolívar do Institut des Hautes Études en Amérique Latine.
É autor dos livros A Consciência Fragmentada (Paz e Terra), Pierre Bourdieu (Ática), Cultura Brasileira e Identidade Nacional (Brasiliense), A Moderna Tradição Brasileira (Brasiliense), A Morte Branca do Feiticeiro Negro: Umbanda e Sociedade Brasileira (Brasiliense), Cultura e Modernidade (Brasiliense), Românticos e Folcloristas (Olho D’Água), Mundialização e Cultura (Brasiliense), Um Outro Território: Ensaios sobre a Mundialização (Olho D’Água), O Próximo e o Distante: Japão e Modernidade – Mundo (Brasiliense) e Mundialização: Saberes e Crenças (Brasiliense).
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