Normalmente a educação é pensada em domínios restritos como a Universidade, a alfabetização, o 2º grau e a supervisão escolar. Na maioria das vezes, ela não é analisada em seu cotidiano, a cultura. A educação propriamente dita é um domínio de idéias e práticas regidas pelas diferenças entre as diversas realidades sociais.Mais que pensar em domínios restritos, é necessário pensar no modo de ser da educação popular e nas várias formas e situações que ela possui hoje em dia: a educação na comunidade primitiva, no ensino público, nas classes populares e na sociedade igualitária.A educação pode ser tanto uma forma de opressão quanto uma forma de libertação. Isto depende apenas de como ela é pensada e praticada.
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, onde se formou em Psicologia na PUC. Desde cedo, envolveu-se ativamente na criação de movimentos e centros de cultura popular. Em 1967, ingressou como professor na vida universitária, primeiro em Brasília (UnB), depois em Goiânia (UFG) e finalmente em Campinas (Unicamp). Tornou-se antropólogo, primeiro por conta própria e depois, por meio de cursos na UnB e na USP. Dedica-se hoje a estudos, aulas e pesquisas de antropologia social, mas, desde 1963, participa do debate extrauniversitário dos movimentos e experiências de educação e cultura popular.
Escreveu diversas obras, entre as quais, pela editora Brasiliense: Educação popular, identidade e etnia, Pesquisa participante, Repensando a pesquisa participante e, pela coleção Primeiros Passos, O que é educação, O que é educação popular, O que é folclore e O que é método Paulo Freire.
+55 11 3062.2700 Atendimento Seg. a Sexta das 8:30 às 17:30 |
|
comercial@editorabrasiliense.com.br editorial@editorabrasiliense.com.br contato@editorabrasiliense.com.br |