Esta obra, escrita pelo consagrado historiador Ciro Flamarion Cardoso, apresenta uma realidade até então desconhecida do grande público e mesmo de muitos especialistas: a existência de um sistema econômico entre o escravismo e o campesinato, praticado na ilha de São Tomé pelas populações negras, muito antes das abolições da escravidão nas Américas e Europa.
Um marco de originalidade e profundidade investigativa dos estudos historiográficos brasileiros e panamericanos.
Nasceu em Goiânia. Cursou História na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, depois de lecionar nesta universidade e na Universidade Católica de Petrópolis, fez pós-graduação em História, concluindo o Doutorado na Universidade de Paris X (Nanterre).
Foi, em seguida, pesquisador do Programa Centro-Americano de Ciências Sociais, na Costa Rica (1971-1975), e do Instituto Nacional de Antropologia e História, no México (1976-1979). Como professor convidado, lecionou na sede mexicana da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), no Colégio do México, na universidade inglesa de Oxford e na Universidade de Amsterdã. Como professor de quadro, ensinou na Universidade da Costa Rica e na Universidade Nacional, também na Costa Rica. Desde 1979, é professor do Mestrado em História da Universidade Federal Fluminense (Niterói).
Obras principais: Historia económica de América Latina, 2 vols. (Barcelona, 1979); Agricultura, escravidão e capitalismo (Petrópolis, 1979), La historia como ciencia (San José, 1975); América pré-Colombiana (Coleção Tudo é História, Brasiliense, 1981) e Introdução à História (Coleção Primeiros Voos, Brasiliense, 1981). Publicou numerosos artigos e capítulos de livros no México, Brasil, França e Inglaterra.
+55 11 3062.2700 Atendimento Seg. a Sexta das 8:30 às 17:30 |
|
comercial@editorabrasiliense.com.br editorial@editorabrasiliense.com.br contato@editorabrasiliense.com.br |